CoachingConheça 5 fatos sobre o coaching e saiba como ele ajuda a mudar a sua vida

janeiro 31, 2019por Cristiane0

Neste texto, vamos te contar 5 fatos sobre o coaching e como ele ajuda a mudar a sua vida de forma natural e gradual.

Confira este artigo até o fim para entender como o coaching é realizado e como essa ferramenta pode auxiliar na sua mudança de vida.

5 fatos sobre o coaching que você precisa saber

Devido à popularização do termo, é comum que surjam algumas dúvidas sobre o que o processo de coaching é capaz de fazer por você.

Muitas pessoas querem mudar alguns hábitos, manias e até características que julgam negativas em si e buscam formas de como fazer isso. Uma delas, é o processo de coaching.

Pensando nisso, separamos 5 fatos que geram questionamentos sobre o tema. Com toda a certeza, agora, você vai entender de vez o que é possível alcançar com o coaching.

Vamos lá?

1. Coaching não faz milagre

Você já deve ter visto alguma publicação, post em redes sociais ou stories, etc. sobre processos transformadores de vida em curtos espaços de tempo. É comum que esse tipo de abordagem faça bastante sucesso porque, normalmente, as pessoas tendem ao caminho mais fácil e mais curto para alcançarem seus objetivos. É algo natural.  

No entanto, lamento ser a pessoa que vai te dizer isso, mas (lá vai hein?) o coaching não faz nenhum milagre. Por incrível que pareça, muitas dessas divulgações são exageradas e fazem com que o coaching seja endeusado como a solução de todos os problemas.

Ele é bastante importante e ajuda demais na mudança de vida sim, mas não deixa de ser um processo, que depende de pessoas e cada uma tem o seu próprio tempo, como já dizia Renato Russo. A boa notícia é que essa mudança é possível para qualquer um. Você não é exceção. E, de fato, o coaching pode te ajudar bastante a se tornar a pessoa que você deseja ser :).

2. O processo não depende só do coach

Assim como o coaching não é milagroso, o coach também não o é. Sei que alguns coaches têm um marketing tão bom que até acreditamos que eles são os “messias”, mas eles são profissionais e, antes de tudo, humanos.

Dessa forma, como já falamos acima, o coaching é um processo que depende de pessoas. Nesse caso, mais do coachee (cliente). O coach é apenas um facilitador, um condutor, que dará os direcionamentos para que o coachee se desenvolva como profissional e como pessoa durante essa jornada.

O grande “milagre” mesmo é feito pelo coachee. Até porque o que não é dito e é esquecido é que o ser humano tem um tempo de maturação, amadurecimento e aprendizado para processar novos comportamentos, interiorizar e colocá-los em prática.

Assim, é impossível prometer que a mudança desejada acontecerá em um mês. O coach é quem julga quanto tempo será necessário de acordo com a evolução do cliente.

3. Coaching e terapia não são a mesma coisa

Temos um post aqui no blog explicando bem a diferença. Mas esse é um assunto que causa bastante dúvida.

Então, não confunda: o coaching é um processo que ajuda o coachee a exercitar a sua capacidade de reflexão, a estabelecer metas e chegar até elas em um determinado prazo. Além disso, ele desperta o florescimento humano e torna visível as forças que existem dentro de cada um.

Dessa forma, terapia é um processo de entendimento do presente por meio da interpretação do passado. Durante as sessões, o terapeuta e o paciente, juntos, vão olhar para situações que já aconteceram para identificar traumas e tentar amenizá-los.

No entanto, ambos os processos visam o bem-estar humano.

4. Qualquer pessoa pode realizar o processo de coaching

“Ah, mas eu não consigo fazer. Coaching não é para mim”. Se você pensa assim, está enganado. Esse processo é para qualquer pessoa que esteja incomodada consigo mesma e com a sua vida e que esteja disposta a mudar isso.

Todos nós temos as nossas limitações, mas precisamos ir além das crenças limitantes para nos tornarmos seres humanos melhores.

5. O coaching traz ótimos resultados

É perceptível que o coaching ficou bastante popular nos últimos anos. Prova disso é que, de acordo com o Google Trends, no Brasil, a busca pelo assunto no site de pesquisas mais do que dobrou nos últimos cinco anos.

Por isso, é normal pensar que por conta dessa popularização, o processo talvez não seja eficaz. No entanto, ele traz excelentes resultados sim, como mostra uma pesquisa realizada com executivos dos EUA e publicada pela Revista Fortune.

Em resumo, a pesquisa apontou que quem participa do processo de coaching tem resultados significativos no relacionamento com outras pessoas e também no aumento do nível de satisfação e comprometimento com o trabalho.

Coaching: como funciona e como ele ajuda você a mudar

Como já mencionamos neste texto, o processo de mudança que acontece dentro do trabalho de coaching não é nenhum milagre. É, antes de tudo, uma consequência do seu esforço, disciplina, força de vontade e propósito.

Assim, a mudança é construída a quatro mãos, unindo a experiência, sensibilidade e a maturidade do coach e a disposição e a vontade de olhar para si e promover mudanças por parte do coachee. Tendo esse compromisso e essa sinergia, com certeza os ganhos serão imensos e muito significativos.

No processo de coaching, olhamos para as suas forças pessoais e, por meio de alguns exercícios, potencializamos elas para que você saiba usá-las a seu favor. Aos poucos, você vai notar que a sua percepção sobre si mudou e vai passar a olhar com mais carinho para a sua vida. É assim que a mudança vai se tornando real.

Conclusão

Por fim, costumo dizer que coaching é a soma da busca, da entrega, da persistência, da disciplina e da vontade. Se tivermos tudo isso, o processo será benéfico para todos.

Por mais que saibamos que o coaching não é nenhum milagre, acredito nele como uma ótima ferramenta para melhorar a vida das pessoas e torná-la mais feliz.

Agora que você já sabe que qualquer pessoa pode realizar o processo de coaching, que tal começar a sua jornada rumo ao autoconhecimento e à mudança de vida?

Entre em contato e saiba mais sobre como o coaching funciona. Vou adorar conversar com você.

Forte abraço e até o próximo post!

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *