CoachingPosso confiar no processo de coaching?

novembro 20, 2018por Cristiane2

Em 2011, quando me certifiquei como coach, essa profissão ainda estava no começo no Brasil. Então, como confiar no coaching?

Poucas pessoas tinham conhecimento e acesso à ela. Até porque, as escolas que formavam os profissionais eram poucas e seu nível de exigência era alto.

Naquela época, essa prática era utilizada no mundo corporativo em que a “cadeira” onde você estava sentado definia seu perfil para usufruir ou não desse processo.

No entanto, felizmente, isso mudou com o passar do tempo. Inclusive, hoje, qualquer indivíduo, independente da “cadeira” em que está sentado, tem a possibilidade de se beneficiar do processo.

O coaching, que não é terapia, é terapêutico e veio com a missão de ajudar muitos executivos e profissionais em sua caminhada no mercado de trabalho.

Ele age no processo de ampliação da consciência, ajudando o coachee a identificar e ressignificar comportamentos e posturas, crenças e vivências, com o objetivo de ajudá-lo a tornar-se uma pessoa ou um profissional melhor.

Por que devo confiar no coaching?

Porque estar em um processo de coaching é envolver-se em um trabalho de autoconhecimento. É ir ao encontro da mudança e de uma nova percepção.

Depois do coaching, você vai enxergar as pessoas e os acontecimentos de um ângulo mais otimista e sensível. Além de olhar tudo com menos julgamento e dor.

O coaching faz com que você encontre alternativas, mesmo que acredite que está tudo perdido ou não havia mais jeito de fazer diferente.

Todo esse trabalho é parte de um processo que vai acontecendo aos poucos. Não é um milagre.

Por isso, sim, você pode confiar no processo de coaching. Esteja atento, tenha um profissional com uma boa formação em coaching e na área de humanas/gestão de pessoas ao seu lado. Além disso, tenha por perto alguém maduro, que some horas de atendimento e saiba trabalhar bem com suas demandas.

Quanto ao seu papel nesse processo: venha com vontade de crescer, mudar, de se reinventar e de se autoconhecer. Tenha muita disciplina e comprometimento com o trabalho, pois esses são pontos-chave para o sucesso.

Forte abraço e até o próximo post!

2 comentários

  • Renata

    novembro 26, 2018 at 11:53

    Ao passar por um processo de coaching, conheci uma importante ferramenta para o autoconhecimento e isso me auxiliou muito no momento de transição da minha carreira. Obrigada pelo texto esclarecedor. Abraços!

    Responder

    • Cristiane

      dezembro 16, 2018 at 15:45

      Olá Renata! Obrigada pelo seu depoimento. Fico muito feliz em saber que o trabalho de Coaching foi um importante aliado em sua transição de carreira. Abraços pra você também!

      Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *