AutodesenvolvimentoBusca de sentido: o que você tem sentido para 2022?

janeiro 14, 2022por Cristiane2

“Quando não podemos mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”

Viktor Frankl

Essa frase diz muito, a meu ver. Apesar disso, talvez uma das coisas mais difíceis para nós, nessa existência, seja mudarmos a nós mesmos. Sabemos que é fundamental, quando pensamos que somos seres humanos em desenvolvimento, mas esse fato não diminui a dificuldade.

As mudanças e/ou ajustes em nossos comportamentos, pensamentos e atitudes, fazem parte do nosso amadurecimento pessoal e profissional. Um ser humano que não muda, não evolui. Afinal, somos seres dinâmicos, e não estáticos, como uma pedra.

Entendemos o nosso papel nessa existência, bem como a importância de sermos responsáveis por quem somos. Esse é o ponto crucial para que o nosso desenvolvimento enquanto espécie humana aconteça de forma saudável.

A única pessoa que você consegue mudar é você mesmo. Essa é a única certeza que nós temos. Em relação ao outro, conseguimos apenas influenciar mudanças, mas, no fim, a escolha de levar ou não essas mudanças para frente é individual.

Sei que mudar determinadas situações não é possível e que mudar a nós mesmo, muitas vezes, não é fácil, pois exige esforço, dedicação, vontade, perdas e, principalmente, um olhar aberto para lidarmos com nossas fraquezas e limitações.

Se nós não quisermos olhar pra nós mesmos, a mudança não acontecerá e é por isso que eu sempre falo que o autoconhecimento é um convite importante para esse olhar do EU. Além do mais, é também, um caminho sem volta, pois, a partir do momento que nós entramos nele, mudamos algo, por menor que seja, sendo impossível sermos aquele mesmo ser humano de antes.

Viktor Frankl, psiquiatra e neurologista, criador da logoterapia, a terapia do sentido, fundamenta todo seu estudo na ideia central sobre a importância de vivermos uma vida com sentido e significado. Até porque uma vida sem isso pode nos levar a um vazio existencial por não conseguirmos nos conectar conosco, com algo ou com alguém.

Mudar não é fácil e mudar nós mesmos, menos ainda. Então, com certeza, posso afirmar que, no momento em que entendemos o porquê da mudança, damos sentido a ela. Assim, ela acontece em seu ritmo e intensidade singular. 

Essa semana, iniciamos mais um novo ano e, com ele, é normal pensarmos em mudanças e em coisas que queremos fazer de uma forma diferente.

  • Você já pensou sobre isso?
  • E sobre o que tem feito sentido na sua vida e gostaria de manter?
  • O que gostaria de mudar? Fazer diferente?

Essas são importantes reflexões que nos ajudam, inclusive, a planejar o nosso ano. As metas também são uma ferramenta que podemos utilizar nesse momento, pois ajudam a ter um alvo, a focarmos no que queremos fazer e nas mudanças que queremos conquistar.

Convido você a pensar sobre as suas metas para 2022 de forma que traga sentido para sua vida.

Escreva-as em um papel que você deixará visível para que se lembre delas durante o ano e não perca o seu foco em seu desenvolvimento.

Forte abraço e até o próximo post,

Cris

2 comentários

  • Sylvia Leite

    janeiro 30, 2022 at 13:24

    Excelente reflexão e lembrança do quão importante é ter consciência do que traz sentido à nossa existência. Muitas vezes, nos perdemos nos diversos desafios cotidianos e esquecemos o propósito maior da existência.
    Parabéns pelo seu trabalho e por auxiliar tantas pessoas a darem passos importantes em direção ao autoconhecimento, a mudanças sadias e, como consequência, à felicidade.

    At.,
    Sylvia Leite

    Responder

    • Cristiane

      janeiro 31, 2022 at 17:18

      Oi Sylvia,
      Fico feliz que tenha gostado e se identificado com essa reflexão. Termos clareza sobre o que faz sentido em nossas vidas é de extrema importância para vivermos bem e de forma saudável. Uma vida sem sentida traz um vazio existencial terrível.
      Gratidão pela partilha.
      Forte abraço,
      Cris

      Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *