Giro pelo mundoEntenda porque as crianças holandesas são as mais felizes do mundo

maio 28, 2018por Cristiane6

Sabia que, em 2013, um relatório do Unicef ​​classificou as crianças holandesas como sendo as mais felizes do mundo?

Pois é! Segundo os pesquisadores, as crianças holandesas estão à frente de seus pares no bem-estar infantil quando comparadas com os 29 países industrializados mais ricos do mundo.

Impressionante, não é mesmo?

Por conviver há muitos anos com uma família holandesa, tenho algumas percepções sobre esse país tão rico.

Por isso, neste post, vou compartilhar com você os motivos pelos quais acredito que as crianças mais felizes do mundo estão na Holanda.

Boa leitura!

Por que as crianças holandesas são as mais felizes do mundo?

As minhas andanças pelo mundo me propiciaram vivenciar culturas muito diferentes. E, com toda a certeza, os holandeses são o povo mais autoconfiante que conheço.

Certamente, isso se deve ao fato de que a Holanda é um país seguro. Em virtude disso, os pais dão muito mais liberdade para os seus filhos.

As crianças vão à escola de bicicleta, e sozinhas, desde cedo, além de também poderem brincar na rua.

A Holanda foi o único país, entre os ricos, a estar no top 5 em todos os cinco aspectos da vida da criança, medidos pelo Unicef (bens materiais, saúde e segurança, educação, comportamento e riscos e casa e ambiente).

De acordo com o relatório, os fatores abaixo são decisivos no sentido de diferenciar as crianças holandesas das crianças do Reino Unido e dos EUA.

Confira:

  1. Bebês holandeses dormem mais tempo.
  2. As crianças holandesas têm pouca ou nenhuma lição de casa na escola primária.
  3. As crianças não são apenas vistas, como também são ouvidas.
  4. Elas têm segurança e autonomia para andarem sozinhas na rua.
  5. Por causa dessa segurança, elas podem brincar fora de casa, sem a supervisão de nenhum adulto. Isso estimula a liberdade.
  6. O jantar é realizado com a família reunida.
  7. Na Holanda, as crianças passam mais tempo com os seus pais.
  8. Divertem-se com simples prazeres e ficam felizes com brinquedos de segunda mão.
  9. As crianças holandesas estão acostumadas a comerem (hagelslag), que é o nosso granulado, nos cafés da manhã.

5 lições que devemos aprender com as crianças holandesas

Por conviver com uma família holandesa há quase dez anos, me sinto à vontade para dizer que o que citamos acima acontece de verdade.

Como psicóloga, concluo que isso é importantíssimo na construção dos valores pessoais e culturais individuais.

Posso dizer que os holandeses são um povo alegre, simpático, aberto ao novo, questionador e muito confiante. Está explicado porque, né? Mas vamos às lições.

1. Disciplina com horários

O horário das crianças dormirem é respeitado, independente de onde estejam. Elas dormem sempre no mesmo horário não só no período de aulas, como também nas férias.

2. Criança tem que aproveitar a infância

E deve brincar! As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento criativo do ser humano. É por meio delas que as pessoas potencializam o seu lado lúdico.

Por isso, as escolas não enchem os alunos com um monte de lição de casa. Assim,elas têm tempo para chegarem em casa, brincarem, descansarem e se conectarem com suas famílias.

3. Refeições em família

O jantar em família também é algo respeitado nessa cultura. Na maior parte das vezes, às 18h, as famílias sentam-se à mesa para jantar e conversar. Os holandeses gostam de conversar e ouvir o que seus pequenos tem a dizer. O que nos leva ao próximo item.

4. Ouvir mais

Em “A Semente da Vitória“, Nuno Cobra aborda esse ponto muito importante, ao qual nem sempre damos atenção. Ele fala que, quando os pais não reconhecem as vitórias dos seus filhos e não se comunicam com eles, inicia-se um processo de “opressão”.

Como resultado, temos adultos inseguros, de forma que acreditam serem incapazes de maiores realizações.

Já na Holanda, os pais ouvem seus filhos e dão os créditos ao que estão dizendo de uma maneira empática. Desse modo, eles estão contribuindo com o processo de formação da autoconfiança.

5. Simplicidade

É claro que nem tudo são flores e existem problemas na país. Mas, apesar disso, os holandeses são muito autoconfiantes sem serem arrogantes, pois a simplicidade também faz parte dessa cultura em que os avós guardam os brinquedos de seus filhos para que seus netos possam brincar quando chegarem na família.

Como é a rotina de uma criança holandesa

As crianças holandesas brincam tranquilamente com brinquedos de segunda mão e sentem-se felizes com isso. Não existe a ostentação de outros países ocidentais, por exemplo.

Esse hábito é tão comum que, no dia do Aniversário do Rei, data em que toda Holanda festeja mais um ano de vida de Alexandre, as famílias saem às ruas para venderem coisas que não usam mais a preços bem baixos. Como resultado, temos um grande mercado e uma grande diversão para adultos e, sobretudo, para as crianças.

E eu não poderia deixar de falar sobre o papadag (dia do pai). Nesse dia, os pais podem ficar em casa com seus filhos. Ou seja, não precisam trabalhar.

As mães também têm essa possibilidade, visto que, na Holanda, você consegue ter maior flexibilidade de horário.

É possível optar por trabalhar menos dias por semana. Com isso, as crianças podem ter seu pai e sua mãe em casa, pelo menos, 2 dias durante a semana.

E agora, uma pergunta: se acaso você pudesse começar os seus dias com um alimento de que gostasse muito, sem terrorismo nutricional, seria mais feliz?

Essa é a realidade dos holandeses :). Lá, é comum que as crianças comam hagelslag, o nosso granulado, com pão e manteiga logo no café da manhã. De fato, uma forma muito doce de começar o dia.

Por mais que você queira, é bem mais difícil ficar triste com uma primeira refeição tão saborosa.

Conclusão

Concluo fazendo a reflexão de que, da mesma forma que dinheiro não compra felicidade, ela está em coisas muito simples, como pudemos compreender.

Como se não fosse o suficiente a Holanda ser um país lindo, seu povo também é extremamente consciente e passa esse comportamento às futuras gerações.

Além disso, os holandeses são muito simples. Eles gostam dessa forma de levar a vida, ao passo que, no Brasil e em outros países, a ânsia e a ambição se sobressaem com a finalidade de acumular cada vez mais bens materiais.

Em outras palavras: trabalhamos freneticamente em virtude de uma sociedade que exige cada vez mais de nós, mas não somos felizes e nem temos qualidade de vida.

Ou seja: adianta esse sacrifício todo? Já parou para pensar?

Forte abraço!

6 comentários

  • Elges

    maio 28, 2018 at 11:21

    Muito legal conhecer os fatores para essa felicidade! E, ao conhecê-los, vemos o quão fácil e simples é motivação à felicidade…parabéns pelo artigo Cris!

    Responder

    • Cristiane

      maio 28, 2018 at 11:45

      Sim, essa simplicidade do Ter e esse trabalho envolvendo o Ser, me encantam também e com certeza ajudam na construção de seres mais autoconfiantes e simples … obrigada pelo comentário Elges.

      Responder

  • Kellen

    junho 9, 2018 at 15:14

    Adorei o texto. Estou a dois anos vivendo aqui na Holanda e já pude constatar tudo isso.

    Responder

    • Cristiane

      junho 9, 2018 at 16:50

      Olá Kellen, obrigada pelo seu comentário. Eu vejo que como esses comportamentos são parte da cultura, esses movimentos de pais e filhos acontecendo naturalmente e isso tudo é muito positivo, pois estão sendo criados importantes valores de base.

      Responder

  • Gisele

    julho 5, 2018 at 10:45

    Que incrível né? Como “pequenas” coisas fazem um efeito tão grande… As vezes buscamos tanto por mais e não percebemos que o simples também é incrível.

    Responder

    • Cristiane

      julho 6, 2018 at 06:31

      Olá Gisele! Sim, as coisas mais simples da vida escondem um sentido e significado enorme quando feitas com qualidade, propósito e responsabilidade. Que ampliemos e valorizemos o nosso olhar para o “simples” tirando o melhor aprendizado dele. Obrigada pela troca.

      Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *