AutodesenvolvimentoComo descobri o meu propósito de vida com o blog Calanchoê

fevereiro 25, 2019por Cristiane2

Muitas pessoas demoram uma vida inteira para descobrir qual é o seu propósito de vida. Entretanto, graças ao destino, descobri o meu bem cedo. Contudo, este blog surgiu em um momento singular e me proporcionou ser quem eu sou na minha melhor versão.

Um ano. Já faz um ano desde que nasceu o Calanchoê. Costumo dizer que ele é o meu filho alemão, nascido em meio a um inverno muito frio e cinzento, à uma boa taça de vinho e o aconchego da minha sala de estar.

De fato, o tempo passou rapidamente e, apesar de ser clichê, essa frase resume o meu sentimento. Por isso, também sinto uma satisfação imensa de poder contar para você sobre o meu propósito e sobre como foi viver esse primeiro ano incrível.

Entre histórias, reflexões, erros e acertos, neste texto, conto como foi chegar até aqui. Além disso, também vou falar sobre os próximos passos para que esse “filho” continue a crescer.

Então, vamos lá. Boa leitura!

Por que eu criei um blog de desenvolvimento humano?

É provável que muitos de vocês já saibam que eu sou uma psicóloga apaixonada por pessoas e por ajudá-las a crescer, amadurecer e a florescer.

E foi em meio a um período sabático e vivendo na Alemanha em um inverno denso, com temperaturas que chegavam a -19oC, surgiu a ideia de colocar os diversos textos que eu tinha escrito em um único lugar. Esse lugar foi o blog. Dessa forma, acredito que ajudo a levar conhecimento e conteúdo até as pessoas.

Além disso, também tenho dentro de mim uma vontade enorme de produzir e de colocar em prática novamente toda a experiência que acumulei em 16 anos de trabalho.

Com toda a certeza, a criação do blog caiu como uma luva para que eu tivesse a oportunidade de continuar trilhando o meu caminho em prol do meu propósito de vida. Por meio dele, tudo se conecta de novo. Isso me motiva a continuar estudando e dando o meu melhor. 

Assim, nasceu o Calanchoê, que começou como um blog. No entanto, logo depois, surgiram os atendimentos de coaching na Alemanha e no Brasil. Como resultado, esse trabalho ganhou mais espaço e, dessa maneira, meu leque de serviços aumentou.

Durante esse ano, como tudo aconteceu?

Como eu disse, em princípio, tudo começou com o blog. Em seguida, as pessoas liam os textos e começaram a me procuravam para conversar.

Então, quando as pessoas estavam aptas a começarem o processo de coaching, já iniciávamos o trabalho. Por outro lado, quando percebia casos em que a terapia se fazia necessária, encaminhava os potenciais pacientes a algum colega psicólogo. Afinal, como já falamos aqui, existem diferenças claras entre psicoterapia e coaching.

Assim sendo, os trabalhos de coaching foram surgindo, assim como outras necessidades, como os trabalhos de Orientação de Carreira, só para exemplificar.

Nessa prática, ajudo pessoas a adequarem seus currículos e LinkedIn ao mercado de trabalho. Também as direciono sobre as melhores práticas a fim de que se saiam bem em entrevistas de emprego. É assim que estou sempre perto do meu propósito: dividindo conhecimento e experiência para que meus coachees passem por momentos, muitas vezes difíceis, mais confiantes.

Como o Calanchoê me ensinou sobre propósito de vida

Agora, aquele bebê nascido no inverno de Hamburgo, é uma criança. Essa criança, em plena frase de crescimento, está com toda a vontade de descobrir, testar, aprender e crescer.

Hoje, nosso blog está mais robusto, com textos diversos sobre desenvolvimento humano e autodesenvolvimento.

Ademais, nossos serviços se expandiram. Atuamos não só com coaching de carreira e de vida, como também com coaching para universitários e processos de Orientação de Carreira. Além desses serviços, prestamos serviços em empresas de Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento.

Habilidade, formação profissional e propósito de vida

Ao longo da minha carreira, fui conectando minhas habilidades pessoais e profissionais à minha formação. O interessante é que, em nenhum momento me arrependo das escolhas que fiz. Apesar de alguns erros, afinal, todos erramos, sou muito feliz pelo caminho que trilhei.

No começo da minha vida profissional, não sabia ao certo qual era o meu propósito. Se bem que isso é muito comum aos jovens. Mas, na verdade, eu não me preocupava com isso. Até porque, inconscientemente, já imaginava o que me faria feliz.

Depois do primeiro treinamento sobre coaching, em 2009, fiz uma dinâmica sobre propósito. Sem dúvida, foi naquele momento que comecei a ver com mais clareza qual era o meu propósito de vida. Ao longo do tempo, ele foi se confirmando e fortalecendo.

Hoje, posso afirmar: meu propósito é cuidar das pessoas. É ajudá-las a criar consciência sobre quem são e sobre quais são seus superpoderes. É ajuda-las a se sentirem mais confiantes por meio do autoconhecimento para atingirem as metas desejadas.

Atualmente, faço isso hoje por meio do coaching, com esses três pilares alinhados em minha vida.

O que esperar do futuro?

Futuro? O futuro já é amanhã. Então, quero continuar trazendo conteúdo de qualidade, proporcionar maior interação nas redes sociais e no blog, estar sempre atualizada e antenada com o que está rolando no meio do desenvolvimento humano, coaching e da psicologia positiva para melhor atender você.

Ah, e é claro, poder atender você onde você estiver, pois o nosso foco principal é o atendimento online. Afinal, usamos a tecnologia a nosso favor.

Conclusão

Que delícia reviver esse um ano e assim concluir esse texto de celebração.

Digo para você que sair formalmente do mundo corporativo não foi fácil. Mas que mudança é, não é mesmo? Meu processo levou algum tempo e longas reflexões. Contudo, hoje vejo que consigo ser mais autêntica e livre em tudo que faço e acredito.

Atuar com o meu propósito de vida me traz felicidade e paz interior. Além de, claro, a certeza de que continuar nessa caminhada está valendo a pena.

Parabéns, Calanchoê! Obrigada por me proporcionar ser quem eu sou na minha melhor versão! Viva!

Forte abraço e até o próximo post!

2 comentários

  • Larissa

    março 6, 2019 at 09:28

    Lindo texto, Cris! Atingir essa plenitude profissional tão cedo é para poucos! Parabéns pela autoconsciência e dedicação ao seu propósito! Fiquei curiosa pela dinâmica relacionada a propósito… conta pra gente como foi isso! Grande beijo e sucesso no crescimento desse filho!

    Responder

    • Cristiane

      março 7, 2019 at 19:35

      Oi Larissa! Muito obrigada pelo Feedback e pela torcida. Sobre a dinâmica do propósito, vou postar no Instagram, assim todo mundo pode conferir. Beijos

      Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *