Coaching para estudantesVou me formar. E agora? Como lidar com o fim da faculdade

setembro 29, 2018por Cristiane0

Passamos por vários momentos desafiadores na vida. Em muitos deles, fechamos um ciclo e iniciamos outro. O fim da faculdade e, como resultado, a transição para a vida profissional simboliza um desses momentos, fundamentais para o crescimento e evolução do ser humano.

Com toda a certeza, essa é uma fase cheia de dúvidas, inseguranças, aumento de responsabilidade, mudança de postura e interiorização de um novo papel.

Até porque, nos processos de coaching universitário, vejo essas emoções latentes, acrescidas de uma ansiedade significativa.

“Será que eu vou conseguir? Será que eu sou bom mesmo? Será que eu estou preparado?” são perguntas muito comuns entre esses jovens, que ainda estão construindo sua autoconfiança profissional.

Assim sendo, escrevi este texto com o propósito de ajudar jovens estudantes sobre o que fazer nesse momento importante da vida.

Dicas para colocar em prática antes do fim da faculdade

Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse período tão turbulento para que ele se torne mais fácil.

Tente equilibrar

Por mais que o último ano da faculdade seja um período muito intenso, com TCC, etc., olhe pra você. Avalie se você está dando conta de equilibrar todos os aspectos da sua vida. Caso não esteja, busque a ajuda de um profissional, como um coach, um mentor ou um psicólogo.

Programas de trainee

É no segundo semestre que acontecem a maior parte dos programas de trainee. Então, se você quer participar de algum, inscreva-se e organize-se, pois são várias etapas, que exigem dedicação.

Faça um filtro e escolha as empresas com as quais realmente se identifica e quer trabalhar. Caso contrário,  podem acontecer duas coisas: você vai se desmotivar no meio dos processos por não ver valor em investir o seu tempo e sua energia em algo que você não quer ou se sentir sobrecarregado, pois se comprometeu com mais do que pode dar conta nesse momento.

Tenha um planner

É muito importante que você consiga se organizar, sobretudo diante da quantidade de atividades existentes nesse momento. Sugiro que você tenha um planner ou uma agenda onde consiga colocar seus compromissos da semana. Dessa forma, você consegue ter uma visão geral de forma rápida e prática.

Processos de seleção

Participe de processos seletivos a fim de ter a oportunidade de experimentar na prática como é fazer uma entrevista, uma dinâmica de grupo, um business case, etc..

Conforme treinamos uma determinada tarefa ou atividade, ela se torna mais comum para nós. Isso que nos traz mais confiança e nos ajuda a desconstruir imagens ou pensamentos “errados” que criamos a respeito de algo.

Esteja atento ao mercado

Estude o mercado e as suas tendências. Faça uma lista das empresas nas quais gostaria de trabalhar e onde elas se localizam. Comece a avaliar a sua disponibilidade de mudança, pois estar flexível à mudança vai gerar mais oportunidades de trabalho.

Construa sua rede de contatos

Construir uma boa rede de contatos é importante antes do fim da faculdade. Além disso, também vai ajudar você na carreira. Converse com pessoas da sua área de atuação, tire dúvidas, pergunte como é a rotina desses profissionais, quais são seus principais desafios e dificuldades e veja se isso tem a ver com você.

Conclusão

Espero que essas dicas te ajudem nesse momento decisivo e desafiador. Se você precisar da ajuda de um profissional em coaching, entre em contato.

Forte abraço e até o próximo post!

Cris

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *